Objetivos
Formar profissionais críticos e compromissados socialmente que tenham formação generalista, com base no tripé ensino, pesquisa e extensão, aptos a atuar em vários campos da Psicologia Clínica e Institucional por meio do diagnóstico e intervenção que promovam a saúde em seus diversos aspectos.
- Proporcionar ao acadêmico o conhecimento das diferentes abordagens de psicologia;
- Promover a capacidade de trabalhar em diversos contextos de atuação da Psicologia, buscando apreender os fenômenos psicológicos e suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
- Oportunizar conhecimentos e capacitar o acadêmico para os princípios éticos na sua atividade profissional;
- Formar profissionais com habilidades de investigar, diagnosticar e tratar dos problemas humanos, numa dimensão individual e coletiva;
- Fornecer sólidos conhecimentos teóricos e práticos necessários, bem como, sistematizar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em laboratórios, projetos, monitorias ou estágios;
- Promover aproximações entre o conhecimento psicológico e as diversas áreas de interface da psicologia;
- Desenvolver competências e habilidades para trabalhar em equipes multiprofissionais, de forma competente, coerente e pertinente com a própria área de conhecimento e com os objetivos da equipe.
Objetivos específicos:
Atuação
O profissional formado em Psicologia tem a seu dispor um leque de opções de atuação em diversas áreas, como:
- Psicologia Clínica
- Psicologia Educacional ou Escolar
- Psicologia Organizacional ou do Trabalho
- Psicologia Hospitalar
- Psicologia da Saúde (Políticas Públicas em Saúde, Educação e Assistência Social)
- Psicologia do Esporte
- Psicologia Social
- Orientação Profissional e outras ações que envolvam o conhecimento psicológico
Diferenciais
- Nota 4 na avaliação MEC (nota de 1 a 5)
- Corpo Docente com experiência no mercado de trabalho;
- Inter-relacionamento entre Discentes, Docentes e Coordenação do Curso;
- Projeto Pedagógico do Curso materializado nos objetivos educativos, apresentando uma proposta curricular interdisciplinar;
- Elevado número de empresas conveniadas para estágio;
- Facilidade de inserção no mercado de trabalho;
- Articulação da teoria com a prática;
- Visitas Técnicas;
- Programa de Monitoria;
- Projetos de Iniciação Científica;
- Projetos de Extensão à Comunidade;
- Sala de Metodologias Ativas;
- Sala de Atendimento Clínico e Psicológico;
- Laboratórios Especializados:
- Biblioteca física e virtual.
Laboratório de Psicologia Experimental;
Laboratório de Anatomia e Neuranatomia;
Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas I e II.
Recursos
- Biblioteca
- Laboratários de Informática
- Auditório
- Laboratórios Especializados:
- Sala de Atendimento Clinico, Psicológico e Nutricional
- Sala de Metodologias Ativas
- Teatro
- Cinema
Avaliação
No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).
No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.
Matriz
1º PERÍODO
| Componente Curricular | Carga Horária |
|---|---|
| Anatomia | 40 |
| Psicologia do Desenvolvimento I (Infância e Adolescência) | 80 |
| Estatística | 40 |
| Fundamentos Históricos e Filosóficos de Psicologia | 60 |
| Aprendizagem e Memória | 80 |
| Português Instrumental | 40 |
| Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem na Psicologia(1) | 60 |
| SUBTOTAL | 400 |
2º PERÍODO
| Componente Curricular | Carga Horária |
|---|---|
| Fundamentos Socioantropológicos | 40 |
| Neuroanatomia e Neurofisiologia (2) | 80 |
| Processos Psicológicos Básicos (Linguagem e Pensamento e Emoção e Motivação) (2) | 80 |
| Teorias e Sistemas Psicológicos I (Behaviorismo) | 80 |
| Psicologia do Desenvolvimento II (Idade Adulta e Velhice) | 40 |
| Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa - MTEP | 40 |
| Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Educação Ambiental (1) | 60 |
| SUBTOTAL | 420 |
3º PERÍODO
| Componente Curricular | Carga Horária |
|---|---|
| Métodos de Investigação em Psicologia | 40 |
| Psicologia Social(2) | 80 |
| Psicologia da Personalidade | 80 |
| Psicometria e Técnicas de Avaliação Psicológica | 80 |
| Teorias e Sistemas Psicológicos II (Psicanálise) | 80 |
| Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Relações Etnico-Raciais (1) | 60 |
| SUBTOTAL | 420 |
4º PERÍODO
| Componente Curricular | Carga Horária |
|---|---|
| Psicologia e Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social(2) | 60 |
| Neurociência e Comportamento | 40 |
| Testes Psicológicos (Teoria e Prática) | 80 |
| Teorias e Sistemas Psicológicos III (Existencialismo e Humanismo) | 80 |
| Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Direitos Humanos (1) | 60 |
| SUBTOTAL | 320 |
5º PERÍODO
| Componente Curricular | Carga Horária |
|---|---|
| Psicologia Escolar e Orientação Profissional (2) | 80 |
| Psicopatologia | 80 |
| Psicologia Institucional | 40 |
| Psicofarmacologia | 40 |
| Psicologia do Trabalho e Gestão de Pessoas (2) | 80 |
| Estágio Curricular Supervisionado Básico I | 80 |
| SUBTOTAL | 400 |
6º PERÍODO
| Componente Curricular | Carga Horária |
|---|---|
| Psicodiagnóstico | 40 |
| Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cognitivos Comportamentais I | 40 |
| Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicanalíticas I | 40 |
| Teorias e Técnicas Psicoterápicas Fenomenológico- Existenciais | 40 |
| Psicopedagogia e Psicomotricidade | 80 |
| Ética Profissional | 40 |
| Psicologia Jurídica | 40 |
| Estágio Curricular Supervisionado Básico II | 80 |
| SUBTOTAL | 400 |
7º PERÍODO
| Componente Curricular | Carga Horária |
|---|---|
| Orientação e Aconselhamento Psicológico(2) (ênfase 2) | 80 |
| Psicologia Comunitária e Saúde Coletiva (2) (ênfase 2) | 80 |
| Psicologia e Educação (ênfase 3) | (80) |
| Psicologia, Educação Especial e Inclusão Escolar (ênfase 3) | (80) |
| Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cognitivos Comportamentais II (ênfase 1) | 60 |
| Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicanalísticas II (ênfase 1) | 60 |
| Teorias e Técnicas Psicoterápicas Humanistas (ênfase 1) | 60 |
| Estágio Curricular Supervisionado Específico I (ênfase 1 ou ênfase 2) 100 | 100 |
| SUBTOTAL | 440 |
8º PERÍODO
| Componente Curricular | Carga Horária |
|---|---|
| Dinâmicas de Grupo e Teorias e Técnicas Psicoterápicas de Grupo (2) | 80 |
| Políticas Públicas e Prevenção e Promoção da Saúde Mental (ênfase 2) | 80 |
| Intervenção Cognitivo Comportamental (ênfase 1) | 40 |
| Intervenção Fenomenológica - Existencial (ênfase 1) | 40 |
| Intervenção Psicanalítica (ênfase 1) | 40 |
| Elaboração de Projeto de Pesquisa – EPP | 40 |
| Psicologia e Fracasso Escolar (ênfase 3) | (80) |
| Estágio Curricular Supervisionado Específico II (ênfase 1 ou ênfase 2) | 120 |
| SUBTOTAL | 440 |
9º PERÍODO
| Componente Curricular | Carga Horária |
|---|---|
| Psicoterapia de Casal e Família (ênfase 1) | 60 |
| Psicologia Hospitalar e das Urgências (2) (ênfase 2) | 80 |
| Gênero, Corpo e Sexualidade (3) | 40 |
| Neuropsicologia aplicada à Educação (ênfase 3) | (80) |
| Psicologia da Pessoa com Deficiência | 40 |
| Orientação de TCC | 20 |
| Estágio Curricular Supervisionado Específico III (ênfase 1 ou ênfase 2) | 120 |
| SUBTOTAL | 360 |
10º PERÍODO
| Componente Curricular | Carga Horária |
|---|---|
| Psicossomática | 40 |
| Psicoterapia Breve Ambulatorial (ênfase 2) | 40 |
| Tópicos Especiais (2) | 80 |
| Orientação profissional no Contexto Escolar (ênfase 3) | (40) |
| Projeto de Extensão à Comunidade – PEC (1) | 60 |
| Libras / Oratória (Optativa) | 40 |
| Estágio Curricular Supervisionado Específico IV (ênfase 1 ou ênfase 2) | 120 |
| Atividade Complementar (3) | 100 |
| SUBTOTAL | 500 |
QUADRO RESUMO
| QUADRO RESUMO | TOTAL |
|---|---|
| Conteúdos Curriculares | 3380 |
| Atividades Complementares(5) | 100 |
| Estágio Curricular Supervisionado | 620 |
| TOTAL GERAL | 4100 |
OBSERVAÇÕES:
(1) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.
(2) Componente curricular articulado com a extensão sendo 20 horas de atividade extensionista.
(3) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.
Corpo docente
| Nome | Titulação | Admissão | |
|---|---|---|---|
| Adilson Dias Bastos | Doutor em Psicologia Social UFRJ |
04/02/2019 | |
| Alexandre Batista da Silva | Doutor em Letras Social pela UFRJ |
02/05/2006 | |
| Camila Miranda Amorim Resende | Doutora em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro |
01/02/2018 | |
| Augusta Karla da Silva Quintanilha | Mestre em Educação pela UFRRJ |
01/02/2021 | |
| Felipe Mactavisch da Cruz | Doutor em Microbiologia Médica |
03/02/2015 | |
| Luiza Angélica Paschoeto Guimarães | Doutora em Educação pela PUC RJ |
03/08/2009 | |
| Milene Santiago Nascimento | Doutora em Saúde Coletiva pela UERJ |
01/02/2023 | |
| Claudio Ramos Peixoto | Mestre em Educação pela PUC - RJ |
04/02/2019 | |
| Conceição Aparecida F. Lima Panizzi | Mestre em Educação, Cultura e ComunicaçÃo pela UERJ |
11/03/1998 | |
| Daniela Natividade da Silva Ferreira | Mestre em Ensino das Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pela UNIFOA |
03/02/2020 | |
| Elizabeth Nair D. S. Soares | Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sa |
01/03/1979 | |
| Fábio Souza da Silva | Mestre em Educação Matemática pela Universidade Severino Sombra |
02/02/2009 |
|
| Maria Clara Moreira de Lima | Mestre em Psicologia pela Pontíficia Universidade Catolica do Rio de Janeiro |
02/08/2021 | |
| Olivia Barbosa Miranda | Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora MG |
02/08/2021 | |
| Thais Leite Reis | Mestre em Psicologia pela UFRRJ |
04/02/2019 | |
| Thiago Rosa de Oliveira | Mestre em Psicologia pela UFRRJ |
01/02/2022 | |
| Vitor Siqueira de Moraes Mesquita | Mestre em Psicologia pela UFRRJ |
02/08/2021 | |
| Arielly Cristina de A. Villarinho Vimar | Especialista em Estratégia Saúde da Família pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
15/03/2019 | |
| Mônica Barbosa de Oliveira | Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior de Valença |
18/02/2010 |
| Ver mais |
|---|
Coordenação
Elizabeth Nair Duarte Salgado Soares
Graduada em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes em São Paulo
Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela UFRRJMestre em Educação na Universidade Estácio de SáEmail: elizabethsoares@ugb.edu.br
Telefone: (24) (24) 3345-1700