Objetivos

O objetivo do curso de Engenharia de Software é formar profissionais capazes de atuar em projeto, desenvolvimento, manutenção e operação e sistemas computacionais complexos, para apoiarem o desenvolvimento de negócios e transformação digital de empresas e organizações tradicionais.

Seus objetivos são:

I – Formar profissionais que atuem de forma crítica, analítica, reflexiva, participativa, responsável e comprometida com a realidade da sociedade brasileira, por meio da promoção de atividades teóricas e práticas, desde o início do curso, de forma integrada e interdisciplinar, visando o reconhecimento do exercício profissional como importante instrumento promotor de transformações sociais e de preservação do meio ambiente;

II - Estimular a curiosidade científica, o desejo de investigação e a criatividade e realizar trabalhos de pesquisa científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e a difusão da cultura, aperfeiçoando o entendimento do homem e do meio em que vive;

III - Formar profissionais com capacidade de análise e de síntese, preparados para a solução de problemas e para a construção do conhecimento.

IV - Estabelecer relação de reciprocidade com a comunidade, por meio do estímulo ao conhecimento dos problemas do mundo presente e da prestação de serviços compatíveis aos conhecimentos em construção no processo de formação profissional;

V - Compreender, interpretar, preservar, fomentar e difundir as culturas nacionais e regionais, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural;

Atuação

Dentre as áreas em que um engenheiro de software pode atuar, algumas ganham maior destaque:

    Engenharia da computação;

    Ciência da computação;

    Tecnologia da informação;

    Sistemas de informação;

    Engenharia elétrica;

    Engenharia de automação

Diferenciais

O curso possui corpo docente altamente capacitado, com vasta experiência nas indústrias da região e em diversas outras áreas, o que proporciona uma formação com características voltadas para as necessidades do mercado e da vocação regional.

Formação empreendedora com foco na Inovação e na Tecnologia.

O curso conta também com um Projeto Pedagógico inovador e a metodologia de ensino tem como consequência a formação de profissionais dinâmicos, criativos, reflexivos e com perfil de liderança.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) tem acompanhamento constante pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e pelo Colegiado do curso, estando atualizado e adequado às necessidades dos alunos.

São realizados constantes investimentos em laboratórios e em novos equipamentos e aparelhos, para as aulas práticas Além disso, a instituição possui parceria com diversas indústrias e empresas da região, proporcionando visitas técnicas com uma maior integração entre a teoria e a prática.

Recursos

    Laboratórios de informática, equipados com os recursos necessários para o curso.

    Laboratório de Processos Produtivos

Avaliação

No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).

No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

1º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM em ENGENHARIA DE SOFTWARE (1) 60
ALGORITMOS 80
LÓGICA 80
CÁLCULO APLICADO 80
MTEP – MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA 40
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 40
SUBTOTAL 380

2º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ÁLGEBRA LINEAR 60
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM APLICADAS AO MEIO AMBIENTE (1) 60
FÍSICA APLICA A ENGENHARIA DE SOFTWARE 80
INGLÊS INSTRUMENTAL 40
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I 60
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 40
BANCO DE DADOS 60
SUBTOTAL 400

3º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM APLICADAS NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS (1) 60
FERRAMENTAS PARA DESENVOLVIMENTO WEB 80
INTERAÇÃO HOMEM – MÁQUINA 40
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II 80
LOW - CODE 60
SUBTOTAL 440

4º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM APLICADAS AOS DIREITOS HUMANOS (1) 60
COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS 40
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES PARA WEB 80
DESIGN PATTERN E ARQUITEUTURA DE SOFTWARE 80
ENGENHARIA DE REQUISITOS DE SOFTWARES 80
SISTEMAS OPERACIONAIS 60
SUBTOTAL 380

5º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
GESTÃO DA QUALIDADE EM ENGENHARIA DE SOFTWARE  80
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS 80
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE MOBILE I 80
PESQUISA OPERACIONAL 60
PROGRAMAÇÃO BACK-END 60
USER DESIGN EXPERIENCE - UX 60
SUBTOTAL 400

6º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE MOBILE II 40
ARQUITETURA DE MICRO SERVIÇOS 40
GERENCIAMENTO DE PROJETOS 80
ELABORAÇÃO DE PROJETO FINAL 40
LABORATÓRIO DE PRPOGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 80
MELHORES PRÁTICAS DE DEVOPS 60
TESTE E MANUTENÇÃO DE SOFTWARE 60
PROJETO PRÁTICO PROFISSIONAL I: ENGENHARIA ECONOMICA (2) 80
SUBTOTAL 460

7º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
COMPUTAÇÃO EM NUVEM 60
ORIENTAÇÃO DE PROJETO FINAL 20
MACHINE LEARNING E DEEP LEARNING 80
IOT APLICADO A ENGENHARIA DE SOFTWARE 60
PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL 80
CIÊNCIA DE DADOS 60
PROJETO PRÁTICO PROFISSIONAL II: MERCADO DE SOFTWARE (2) 80
SUBTOTAL 440

8º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (2) 80
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E AUDITORIA 40
LIBRAS E ORATÓRIA (OPTATIVA) 40
PEC – PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE (1) 60
PROJETOS DE SOFTWARES INTEGRADOS (2) 80
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 40
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE 40
SUBTOTAL 380

QUADRO RESUMO

QUADRO RESUMO TOTAL
Conteúdos Curriculares Total 3200
Atividades Complementares (3) 260
Estágio Curricular Supervisionado 300
TOTAL GERAL
(Incluindo 440h de atividades de extensão nos respectivos componentes curriculares sob a legenda (1)  e (2))
3760


 

Corpo docente

Nome Titulação   Admissão
Aline Moreira de Oliveira Mestre
em Concretização dos Direito Sociais Difusos e Coletivos pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  01/08/2017
Anderson Evandro S. da Silva Mestre
em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  01/02/2003
André Ricardo Prazeres Rodrigues Mestre
Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  03/02/2014
Débora Amorim de Carvalho Mestre
em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda
  01/02/2007
Lívia Ferreira Vidal Mestre
em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente pelo UNIFOA
  01/08/2007
Gustavo de Paiva Silva Mestre em Engenharia Mecânica   01/08/2015
Rosenclever Lopes Gazoni Mestre
em Ciência da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  03/08/2009
Marcelo Arantes de Oliveira Especialista
em Análise de Sistemas pela Estácio de Sá
  02/2/2009
Nayara Silva de Alcântara Especialista
em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase
  01/02/2012
     
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Coordenação

Professor Gustavo de Paiva Silva

Mestre em Engenharia Mecânica

 

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