10/20/2024

O UGB-FERP sediou nos dias 18 e 19 de outubro, no campus Volta Redonda, o II Encontro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Linguagem. O evento, promovido pela Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX) e o curso de Psicologia, reuniu instituições renomadas para discutir a interseção entre psicanálise, linguagem e cultura, além de apresentar projetos desenvolvidos na região por meio de pesquisas de doutorado, mestrado, iniciação científica e projetos de extensão.

O encontro contou com a presença de mais de 15 convidados, incluindo doutores, mestres e estudantes dos cursos de Psicologia, Filosofia, Medicina e Letras, além de pesquisadores e profissionais das áreas afins. Também foram expostos seis trabalhos em formato de pôster.

Coordenadora do curso de Psicologia, Elizabeth Soares destacou a importância do encontro. “Esse evento representa um importante passo no diálogo entre universidades públicas e privadas, além de oferecer uma valiosa oportunidade para divulgar as pesquisas desenvolvidas por cientistas da região Sul Fluminense nas ciências humanas. A iniciativa foi patrocinada pela VIVA Eventos, que contribuiu para seu sucesso”, frisou ela.

Além do UGB-FERP, o encontro contou com a participação de representantes de diversas instituições, como Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Corpo Freudiano, Instituto ESPE, Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Universidade de Vassouras.