7/13/2022

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) acaba de ser certificado pelo Ministério da Educação (MEC) para fornecer aos alunos formandos o diploma de graduação no formato digital. Com essa medida, a expectativa é que o documento reduza a burocracia no processo de geração e emissão de diplomas e ajude a impedir fraudes e falsificações. Atualmente, já é possível emitir o diploma como documento nato-digital, ou seja, aquele que adota o formato digital desde a sua origem, tendo a mesma validade jurídica do documento físico, em papel. 

De acordo com a secretária-geral do UGB-FERP, Aline Pereira de Oliveira, a obrigatoriedade da emissão do diploma da graduação digital entrou em vigor a partir de dezembro de 2021, no entanto, muitas instituições ainda estão se organizando e preparando seus sistemas. Após um trabalho árduo e em conjunto, o UGB-FERP conseguiu se adequar às exigências do MEC atendendo aos prazos e exigências do Ministério.   

“Foi um grande trabalho de desenvolvimento, testes e implantação do projeto envolvendo Secretaria Geral, Diretoria de Registro Acadêmico, Departamento de Tecnologia e nossa parceira Stoque nessa empreitada desde setembro de 2021", ressaltou Aline.  

Atentos a inovação e implantação da Secretaria Acadêmica Digital 4.0 estão sendo desenvolvidos novos recursos e ferramentas pela IES, oportunizando melhores soluções de gestão e tecnologia na área. 

Para obter o diploma digital, o aluno deverá acessar o portal do aluno no site da instituição (www.ugb.edu.br) e realizar o download da representação visual e do arquivo.xml. A validade do diploma digital poderá ser verificada no portal do MEC.