9/16/2025

Entre os dias 8 e 13 de setembro de 2025, o curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB realizou a Semana de Arquitetura e Urbanismo (SEMANAU 2025), que neste ano trouxe como tema central “Outros Rumos”. A proposta foi refletir sobre os caminhos possíveis para os profissionais que se formam na contemporaneidade, em um tempo marcado pela multiplicidade de possibilidades e pela instabilidade de cenários.

O evento reuniu professores, alunos, egressos e arquitetos colaboradores em uma programação intensa, que contou com aulas abertas, palestras, oficinas, mostras expositivas e premiações. Todas as atividades foram divulgadas diariamente nas redes sociais da comunidade acadêmica e nos grupos de egressos.

Ao todo, cerca de 30 arquitetos e urbanistas egressos do curso participaram da semana, compartilhando suas trajetórias profissionais em diferentes áreas. O evento também mobilizou um grupo de trabalho composto por discentes, além de professores colaboradores e a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo. Um destaque no grupo de trabalho para os discentes, um total de 23 estudantes engajados em atividades de elaboração, comunicação visual, registros, recepção, divulgação, montagem das mostras e apoio audiovisual.

A coordenação destacou a importância do envolvimento coletivo: “Estamos orgulhosos de termos produzido esse evento a múltiplas mãos. Felizes também com o apoio dado pelo UGB, que aposta em um curso de Arquitetura e Urbanismo presencial e de qualidade”, ressaltaram.

 

Homenagem a Lincoln Botelho da Cunha

 

O ponto alto da programação foi a homenagem “A Prata da Casa”, realizada no dia 11 de setembro, no Auditório 3. O professor, arquiteto e urbanista Lincoln Botelho da Cunha, que também possui formação em Direito, foi o grande homenageado da noite.

A abertura da celebração foi conduzida pelos alunos João Paulo Mello, João Ricardo Carvalho e Larissa Muniz, que destacaram a trajetória do professor e seu compromisso com a cidade, a educação e o planejamento urbano. Entre os destaques de sua carreira, foi lembrada sua atuação como consultor do Ministério das Cidades na elaboração de Planos Diretores Participativos e o reconhecimento internacional em 2006, quando recebeu da ONU o Prêmio Hall de Honra do Habitat, pelo protagonismo na construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano no Brasil. Em sua fala, Lincoln Botelho compartilhou momentos marcantes de sua trajetória.

A coordenadora do curso, professora Andréa Auad, também prestou uma homenagem emocionante: “Mais do que falar de todas as qualidades técnicas e profissionais do Lincoln, preciso particularizá-lo como pessoa. Amigo, companheiro de muitas batalhas, honesto, sincero, ético, verdadeiro. Assim, é mesmo de um tesouro que estamos falando e nos orgulhamos tanto de ele querer estar aqui, nesse curso, formando arquitetos e urbanistas para um exercício prático substantivo e consequente. Hoje, então, é dia de celebrar, mas, sobretudo, de agradecer a você, Lincoln. Agradecemos por cada gesto, por cada anotação, por cada gargalhada. Que estejamos sempre juntos!”, finalizou Andréa.