10/11/2024

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) encerrou nesta sexta-feira, dia 11, no campus Volta Redonda, a primeira semana de atividades do projeto “Papo de Futuro no UGB”. Desde terça-feira, dia 8, dez escolas participaram do projeto. Ao todo serão 11 dias de atividades, quando a instituição receberá aproximadamente 3.200 estudantes do último ano do ensino médio, de 40 escolas das redes pública e privada de cidades como Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Quatis, Rio Claro e Piraí.

Durante o projeto, os alunos participam de uma visita guiada por alunos-monitores. Além disso, em cada espaço visitado os estudantes são recebidos por professores e coordenadores, que fazem uma explanação sobre a sua área do conhecimento, as características dos cursos oferecidos pelo UGB-FERP e dão informações relacionadas ao mercado de trabalho.

Em outro momento, os alunos são submetidos a um teste de interesse profissional, cujo objetivo é orientá-los em relação ao futuro e suas carreiras. Para a aluna Pietra Campos Pires de Oliveira, de 17 anos, do Colégio Estadual Presidente Roosevelt, o Papo de Futuro já é um sucesso. “Achei incrível a experiência, gostei muito e espero voltar ano que vem, mas como aluna do UGB”, projeta a jovem.

Formada pelo UGB-FERP, a professora Claudiane, da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), se emocionou ao voltar à instituição acompanhando os alunos. “Quando cheguei aqui hoje tive um gatilho emocionante, depois de 25 anos voltar ao lugar onde me formei, fui super acolhida de todas as formas, com professores maravilhosos. E hoje estar aqui é uma realização. Só tenho a agradecer por tudo que o UGB fez por mim”, afirmou.