7/7/2025

O Colégio de Aplicação do Centro Universitário Geraldo Di Biase (CAP-UGB) realizou nos dias 4 e 5 de julho mais uma edição do tradicional EDUCAP. Com o tema “EduCAP 2025 - Explorando Saberes, Compreendendo o Passado, Descobrindo o Futuro”, o evento ocupou os andares do Bloco 3 com projetos interdisciplinares e apresentações artísticas desenvolvidas por estudantes do maternal ao ensino médio.

De acordo com a direção do colégio, a proposta da feira é estimular a pesquisa científica e tecnológica por meio de vivências práticas e criativas. Nesta edição, mais de 830 alunos participaram com trabalhos expostos em salas temáticas, abordando conteúdos variados, como história, corpo humano, tecnologia e até experiências sensoriais, como uma sala de terror. Durante os dias, cerca de duas mil pessoas passaram pelo evento.

Para a diretora-adjunta do CAP, Nayara Alcantara, o evento superou as expectativas e reforça sua importância como ferramenta pedagógica. “O EDUCAP tem como objetivo trazer os conteúdos trabalhados em sala de aula para o mundo real, fazendo com que o aluno se torne protagonista da sua aprendizagem. Eles transformam os conteúdos em experiências, teatros, vivências e arte, e apresentam isso para os colegas e familiares. Acreditamos que essa é uma aprendizagem efetiva”.

 

Participação ativa

dos alunos e famílias

 

O evento também teve grande repercussão entre os estudantes e familiares. Para Ícaro Haut, de 14 anos, aluno do 9º ano, a participação foi enriquecedora. “A gente aprende muitas coisas. Teve muita pesquisa, montagem de sala, troca de experiências. Achei muito legal”, disse.

Alexsander Martins, pai da aluna Bárbara, de 13 anos, também aprovou a iniciativa. “Achei bem interessante como os temas foram abordados. É uma contribuição importante para o desenvolvimento dos alunos, tanto educacional quanto como cidadãos. Todos os projetos representaram muito para a gente”, afirmou.