Campus Volta Redonda respira cultura com cinema e jongo
.jpeg)
Nesta terça-feira, dia 13, o campus Volta Redonda do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) foi palco de uma verdadeira imersão cultural. Com duas atividades programadas, a comunidade acadêmica e o público em geral puderam desfrutar de experiências artísticas que valorizam o cinema nacional e as manifestações da cultura popular brasileira.
A primeira ação foi promovida pelo Colégio de Aplicação do UGB (CAP), por meio do projeto Cine CAP, em parceria com a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX). A atividade, realizada no Auditório Milton Carlos, contou com a exibição do filme "Os Esquecidos", um projeto da Chapeleiro Produções, com direção de Rodrigo de Souza e roteiro assinado por Antonio Carlos Silva. A sessão foi voltada especialmente para os alunos do ensino médio.
Mais tarde, às 18h, foi a vez da tradição popular tomar conta do espaço acadêmico. Alunos, colaboradores e visitantes prestigiaram uma apresentação de jongo, manifestação cultural de raízes afro-brasileiras. O espetáculo aconteceu no hall do Acesso A e encantou o público com sua riqueza rítmica e simbólica.
O evento foi aberto à participação de toda a comunidade, reforçando o compromisso do UGB com a promoção da diversidade cultural.
Além disso, a programação foi escolhida para este dia por se tratar de um momento especial, já que o dia 13 de maio é uma data marcada na história brasileira como o dia quando, em 1888, a escravatura foi abolida no Brasil. Isso se deu por meio de uma lei conhecida como Lei Áurea, que foi assinada pela princesa Isabel, e a partir dessa lei, estima-se que mais de 700 mil escravos tenham recebido sua liberdade.