10/21/2024

Três artigos do Projeto de Iniciação Científica (PIC) do UGB-FERP, do curso de Arquitetura e Urbanismo, foram aprovados para apresentação nos dias 23, 24 e 25 de outubro no "Encuentro Latinoamericano y VIII Foro de Estudiantes y Jóvenes Profesionales - Reflexiones sobre la conservación, restauración y salvaguarda del patrimonio cultural", que acontecerá na Universidad de Morón, em Buenos Aires, na Argentina. O evento é dirigido a estudantes e jovens profissionais.

A professora Fernanda Medeiros Calháu Soares explica que no primeiro semestre deste ano foram encontrados 56 tubos de papelão, que fazem parte do acervo do UGB, contendo plantas de arquitetura de fazendas antigas da região. Porém, este acervo não estava catalogado e muito menos acondicionado da maneira correta. Sendo assim, o grupo de alunos passou o primeiro semestre realizando todo o processo de catalogação.

“Quando concluímos esta fase e já sabíamos qual seria nosso material de pesquisa, passamos para a fase de higienização e acondicionamento correto do acervo. Sugeri aos alunos que a gente publicasse nosso trabalho em algum evento direcionado ao campo de patrimônio histórico e cultural, pois seria importante tanto para os currículos deles quanto para dar visibilidade e auxiliar na difusão destes objetos de valor patrimonial. Outros dois alunos, Pedro Henrique Alves e Luís Antônio Neves, me procuraram alguns dias depois para saber como publicar artigos em eventos internacionais. Eles já tinham uma definição de tema que queriam trabalhar e pediram para eu orientá-los”, salientou a professora.

Segundo Fernanda, todos os três resumos para publicação de artigos foram aprovados: "Pilares de la sostenibilidad aplicados en la construcción de nuevos edifícios y en la recuperación de construcciones existentes", "Procesos de Descubrimiento y Restauración: la importancia de la preservación cultural en medio a la sociedad contemporánea" e "Arquitectura Efímera: la sociedad, el individuo y la preservación de lo que fue construido para no durar".

A proposta dos artigos foi aceita pelo comitê científico, que faz parte do ICOMOS Argentina, que é Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, uma organização não governamental associada à Unesco. O projeto terá como tema "Técnicas de Preservação e Conservação de Documentos de Arquitetura: criação de acervo sobre as fazendas do Vale do Paraíba Fluminense".