• Inicial
  • Projeto institucional
  • Participantes
  • Escolas parceiras
  • Revista
  • Seminário
  • Contato
  • UGB
  •  
  • slide

EIXOS TEMÁTICOS

Práticas de ensino e aprendizagem

Neste eixo serão apresentados trabalhos que promovam a reflexão sobre as questões do processo ensino aprendizagem, com ênfase em práticas pedagógicas inovadoras no contexto da educação básica, em especial nas diferentes escolas parceiras do PIBID tendo como ponto de partida o cotidiano do aluno.

Práticas de alfabetização e letramento

Neste eixo serão apresentados trabalhos que discutam sobre a relação entre alfabetização e letramento, com ênfase em referenciais, metodologias e práticas aplicadas na educação básica. Estudo das práticas sociais da leitura e análise de sua relação com as atividades escolares.

Currículo e cotidiano escolar

Neste eixo serão apresentados trabalhos que discutam sobre o currículo em suas diversas abordagens, com ênfase no processo de organização dos conteúdos escolares com suas novas demandas curriculares no cotidiano das escolas de educação básica.

Políticas educacionais e formação docente

Neste eixo serão apresentados trabalhos que discutam sobre os diversos aspectos relacionados com as atuais políticas educacionais e suas implicações na escola e na universidade. O PIBID e as possíveis conexões entre os currículos de formação acadêmica das licenciaturas e a constituição da profissão docente.

Educação e inclusão social

Neste eixo serão apresentados trabalhos que reflitam sobre as questões relativas à inclusão da pessoa com deficiência ou superdotação, à diversidade, à pluralidade bem como as práticas escolares baseadas no multiculturalismo e no interculturalismo. Discussão sobre a necessidade de uma formação inicial e continuada de profissionais da educação para atuar em sistemas educacionais inclusivos.

Leia também:

  • Apresentação
  • Eixos Temáticos
  • Normas para Apresentação
  • Programação




All Rights Reserved © Pibid UGB | Desenvolvido por DTI UGB/FERP

  • Inicial
  • Projeto Institucional
  • Participantes
  • Escolas Parceiras
  • Revista
  • Seminário
  • Contato
  • Inicial
  • Projeto Institucional
  • Participantes
  • Escolas Parceiras
  • Revista
  • Seminário
  • Contato